Aulas de Yoga

Ashtanga Vinyasa Yoga

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A primeira série é chamada Yogachikitsa, ou Yogaterapia, desintoxica e purifica corpo e mente.

O método de Ashtanga Vinyasa Yoga é um método dinâmico de Hatha Yoga caracterizado pelo sistema de Vinyasa que significa conciliar respiração com movimento. Cada aluno memoriza a sequência de asanas e combinado com a respiração deixa fluir o corpo ouvindo sua música interna, que é a respiração. A memorização dos ásanas faz parte da prática, que nos ajuda a manter a mente focada e atenta. Ashtanga Vinyasa Yoga é tradicionalmente ensinada no estilo Mysore, em que cada aluno evolui no seu próprio ritmo. As aulas são supervisionadas pelo professor, que passa as posturas de acordo com o nível de prática do aluno, fazendo com que o mesmo aprenda de forma gradual e segura. Com a prática constante, o aluno vai adquirindo mais força, flexibilidade, equilíbrio e uma mente mais clara e tranquila. As posturas praticadas na sequência correta proporcionam o fortalecimento e a flexibilização da coluna vertebral, ao mesmo tempo que “massageiam” e estimulam os órgãos internos, regularizando suas funções.
Fonte: Ashtanga Yoga Porto Alegre

Hatha Yoga

A palavra hatha significa esforço, ou força. Hatha yoga refere-se a um conjunto de exercícios físicos (conhecido como asanas ou posturas), concebidos para alinhar os músculos, ossos, e órgãos internos, e para abrir e desbloquear os muitos canais energéticos do corpo – especialmente o canal principal, a coluna – de modo que a energia vital possa fluir livremente.

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Hatha também é traduzido como “ha” que significa “sol ” e “tha”, “lua”. Isto refere-se ao equilíbrio de aspectos – ativo, masculino, energia solar – e passivo, feminino, energia lunar, dentro de todos nós . Hatha yoga é um caminho para a criação de equilíbrio unindo opostos. Em nossos corpos físicos desenvolvemos um equilíbrio entre força e flexibilidade.

Hatha yoga é uma ferramenta poderosa para a auto- transformação. Ele nos pede para trazer a nossa atenção à nossa respiração, o que nos ajuda a acalmar as flutuações da mente e estar mais presente no desenrolar de cada momento de nossas vidas.
Fonte: Yoga Nilaya : Conhecimento e Espiritualidade

Tantra Yoga

As aulas de Tantra são para quem busca um estilo de yoga suave, são conduzidas de forma dinâmicas, sem tanta permanência ou esforço físico nas posturas, focado mais no corpo sutil (chakras) e na meditação como caminho para o YOGA. As aulas duram cerca de 1h, contendo posturas, pranayamas (exercícios de respiração), auto massagem e relaxamento.

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Tantra Yoga significa literalmente expansão para liberação (tan=expansão tra=liberação) através da prática de yoga, pranayamas e meditação. Através do Tantra Yoga nos libertamos das amarras que impedem nosso crescimento e expansão. Inclui um conjunto de técnicas de meditação, música, alimentação apropriada, regras de conduta, dança
e um comportamento de otimismo em relação à vida.

Tantra é uma ciência global de vida, que envolve muitos aspectos do desenvolvimento pessoal e social. A filosofia não se restringe à meditação subjetiva, mas se estende aos campos da literatura, arte, dança e medicina, é uma abordagem de vida holística.
Fonte: Anandam Yoga e Cultura

 

Yoga Perinatal

Turmas específicas para gestantes, criando um ambiente de troca e acolhimento.
Um dos objetivos das posturas de yoga durante a gestação é potencializar no corpo da mãe um “espaço” para que o bebê se desenvolva bem. Criar um equilíbrio muscular no corpo da gestante ajuda a manter uma boa postura, que por sua vez gera o bom posicionamento do bebe em sua bacia e facilita o parto.

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Em todas as posturas a gestante procura criar um espaço entre o osso púbico e o esterno, o que facilita a respiração. Esta auxilia no relaxamento e ajuda a gestante a voltar à atenção para sua realidade mais íntima. Um estado interno de atenção permite que a mulher lide melhor com as demandas do parto.

Abaixo alguns benefícios da prática:
-Favorecimento da circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes;
-Ampliação na respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê;
-Fortalecimento do assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto;
-Alívio e prevenção de dores nas costas;
-Recuperação mais rápida no pós-parto;
-Alívio na prisão de ventre;
-Favorecimento da comunicação mãe-bebê;
-Maior equilíbrio nas flutuações de humor;
-Redução da ansiedade.

Yoga Mãe&Bebê

As atividades são diversificadas e muito focadas em pontos importantes do pós-parto, como o realinhamento postural e o fortalecimento muscular. A prática ajuda não somente a restaurar a musculatura, mas também a aliviar as dores geradas pelas tarefas diárias com o bebê, e principalmente a reorganizar o equilíbrio emocional após o turbilhão de sensações que toma conta das mães durante esta etapa. Ainda que os exercícios sejam guiados pelas mães, o ritmo das aulas, é claro, é ditado pelos pequenos. Paradas para amamentar e trocar de fralda não são incomuns, mas sempre bem recebidas pelas demais praticantes, que também aproveitam o momento para trocar experiências.

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Benefícios para a mãe:
– A atividade proporciona um momento de interação com o bebê;
– Promove relaxamento, tranquilidade e autoconhecimento;
– É um momento de troca de experiências com outras mães;
– Fortalece a musculatura e promove a reeducação postural depois do parto;
– Ajuda no ganho de flexibilidade;
– Alivia dores e desconfortos do pós-parto.

Benefícios para o bebê:
– Auxilia no equilíbrio e desenvolvimento neuromuscular;
– Proporciona um sono de maior qualidade;
– Melhora e alivia cólicas;
– Promove uma conexão mais intensa com a mãe;
– Desperta coragem, força e firmeza corporal;
– São momentos de contato e socialização com outros bebês;
– Estimula a movimentação e coordenação motora.